Teses e Dissertações

Trabalhos de Tese: 

ALMEIDA, L.H.H.  A psicologia organísmica, a psicologia junguiana e a utilização de desenhos: uma reflexão para a educação física.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1999.

ALMEIDA, L.H.H. Danças circulares sagradas: imagem corporal, qualidade de vida e religiosidade segundo uma abordagem junguiana. Tese (Doutorado em Ciências Médicas). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

ARCURI I.G. Ampliação da Consciência por meio da Calatonia e da Arteterapia. Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. São Paulo, 2009.

ARCURI I.G. Memoria Corporal – Simbolismo do Corpo na Trajetória da Vida. Mestrado em Gerontologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. São Paulo, 2003.

ARMANDO, M. D.  Calatonia e Religiosidade – uma abordagem junguiana.  Dissertação (Mestrado em psicologia clínica) – PUC-SP, São Paulo, 2006b.

BRUNO, V. B. S.  “A Transformação na Última Fase da Vida – uma visão multidisciplinar do envelhecimento”  Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Gerontologia, 2002.

CONTE, D. L. Calatonia e Prevenção do Câncer de Mama, Sociodrama Construtivista na Comunidade. (Artigo apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Psicodramatista Foco Terapêutico) – PUC-SP, 2011.

CONTE, DL. (2005) Adaptação do Método Calatônico de Pethö Sándor.  Monografia para obtenção do Título de Especialização em Psicologia e Saúde Hospitalar, PUC-SP.

De Santis, M. I. O discurso não-verbal do corpo no contexto psicoterápico. Dissertação  (Mestrado em Psicologia Clínica) – PUC-RJ, Rio de Janeiro, 1976.

DORIGON, C. A. O corpo como instrumento da alma. (Monografia de Especialização em Psicopatologia) – NAIPPE/USP, São Paulo, 2006.

DURAN, S. T. O atendimento psicoterapêutico em grupo aos usuários de uma unidade básica de saúde pelo método corporal de Pethö Sándor: uma interpretação na perspectiva da psicologia analítica de C. G. Jung. Dissertação (Mestrado em psicologia) – USP, São Paulo, 1997.

FERREIRA, M. F. C. D. Da expressão que espanta ao toque que encanta: a calatonia e a Shantala como instrumentos no ressignificar das relações mãe e filho. Tese (Doutorado) – PUC-SP, São Paulo, 2006.

GABRIEL, M. S. A. Métodos do trabalho corporal: uma proposta sutil. Dissertação  (Mestrado) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Assis, 2001.

Hasse, R. de C.C.: “A importância da coluna vertebral como instrumento de individuação na psicoterapia”, 1989. Trabalho de tese de mestrado apresentado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

Leme, E. M.: “O Corpo-Sentido no Processo Educativo – Uma abordagem Fenomenológica”. Trabalho de Tese de Mestrado apresentado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP, na área de concentração Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, em 1998.

Machado, F. P. T. Gestos de cura e seu simbolismo. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.

PENNA, L. C. Calatonia: a sensibilidade, os pés e a imagem do próprio corpo em psicoterapia. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – USP, São Paulo, 1979.

Penna, L.: “O Corpo na Individuação Feminina”, São Paulo, 1986. Trabalho de tese de doutorado, apresentado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP.

REIS, M. R. Manifestação dos arquétipos através do corpo. (Monografia do curso de Formação de Analistas Junguianos do Instituto de Formação C. G. Jung) – SBPA, Rio de Janeiro, 1988.

RIOS, A. M. G. “Um estudo junguiano sobre a imagem de Deus na infância dentro da tradição cristã.” 2008. Dissertação (Mestrado)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

RIOS, A. M. G. “O entretecimento das experiências vividas, memórias e fantasias na construção da narrativa autobiográfica de crianças.”Tese doutorado – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

Seixas, L. M. P. O caso de Nina – um atendimento na esquizofrenia dentro da visão junguiana. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – PUC-SP, São Paulo, 1989.

SIQUEIRA, J. E. S. Calatonia e individuação. (Monografia do curso de Formação de Analistas Junguianos do Instituto de Formação C. G. Jung) – SBPA, São Paulo, 2009.

WAHBA, L. Consciência de si através da vivência corporal. Dissertação (Mestrado) – PUC-SP, São Paulo, 1982.

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •